top of page

O que é "Caliologia"?

“A ciência da Caliologia é um dos mais fascinantes ramos da Ornitologia”

(Charles Dixon, 1901).

A primeira vez que tive contato com essa palavra foi pelo título de um livro (Figura 1) publicado em 1902 por um inglês chamado Charles Dixon (1858-1926).


Figura 1: Abertura do livro do Dixon, de 1902.

Figura 1: Abertura do livro do Dixon, de 1902.



Muitos de nós já estamos acostumados com o sufixo “logia” (do grego λέγειν = “diz”, “dizer”), que pode ser entendido como “o que diz respeito a...”, bem como de “logos” (em grego λόγος = razão, estudo, etc.), que seria “o estudo do(a)”.


Por exemplo:

_Biologia: o estudo da vida (do grego bios = vida);

_Zoologia: o estudo dos animais (do grego zoon = animal);

_Ornitologia: o estudo das aves (do grego ornis = ave);


Com isso em mente agora só nos resta saber o que é “Calio”. E confesso para vocês que não foi assim tão fácil descobrir, já que essa parece ser uma palavra bastante “rara”, mesmo em outras línguas.


Digitando a palavra em inglês “Caliology” no Google conseguimos resgatar sua definição em vários dicionários online, porém em português em apenas dois (aqui e aqui) e em nenhum dos dicionários impressos (daqueles que atualmente a maioria já nem consulta, desconhece ou usa apenas como base para deixar o computador mais alto na mesa).


Caliologia (aproveite para adicionar essa palavra no seu dicionário Word, pois ele também não a reconhece) vem do grego kalīo ou kalia. A maioria dos dicionários em inglês definem “kalia” como sendo o “ninho das Aves”, porém outros, incluindo espanhóis, indicam que podem ser também outras estruturas construídas pelos animais, que não deixam de ser ninho (ex. formigueiros), bem como abrigos naturais onde eles habitam.


Podemos resumir, de forma mais direta, que Caliologia nada mais é do que o estudo dos ninhos, realizados pelos Caliólogos, em seus estudos/pesquisas Caliológicos(as).


Ao menos para todos os textos que consultamos sobre reprodução de aves no Brasil, nenhum desses termos foi anteriormente utilizado [a não ser recentemente em nossa tese sobre ninhos de Tyrannoidea, que falarei em outra oportunidade]. Na Argentina temos ao menos uma publicação que utiliza uma variação dessa palavra, publicado pelo grande pesquisador e caliólogo Samuel (“Tito”) Narosky (Figura 2) em 1975, em um trabalho intitulado “Notas Caliológicas”.


Figura 2: Samuel (“Tito”) Narosky (Fonte: Wikipedia)

Figura 2: Samuel (“Tito”) Narosky (Fonte: Wikipedia)



Como curiosidade, e para facilitar que a gente guarde melhor sobre o que estamos falando aqui, existe um gênero de ave, parente dos nossos andorinhões e pertencendo a mesma família (Apodidae) cujo gênero do nome científico é Collocalia. Segundo Jobling (2010), Collocalia vem do Grego kolla = cola + kalia = ninho, que seria então a ave que “cola seu ninho” ou que “faz seu ninho com cola”.


Isso se deve ao fato dessas aves, que ocorrem na região sul Ásia e em boa parte do norte da Oceania, utilizarem muita saliva na hora de construírem seus ninhos (Figura 3). Alguns deles são tão puros em saliva (mas não apenas esses) que são utilizados na alimentação, em forma de sopa (Figura 4).


Figura 3: Espécie do gênero Collocalia construindo seu ninho com saliva. Imagem retirada de: https://br.pinterest.com/pin/429953095645028345/



Figura 4: Ninhos de Collocalia sendo utilizado para a alimentação, na forma de sopa. Imagem retirada de: http://www.cityvine.com.my/distribution/borneo-birdnest/




E você, já havia lido ou escutado essa palavra antes? Escreva pra gente contando!!!





Referências Bibliográficas


_Dixon, C. (1902) Birds’ Nests: an introduction to the science of caliology. London: F.A. Stokes Company.

_Jobling, J.A. (2010) The helm dictionary of scientific bird names. London: Christopher.

_Narosky, S. (1975) Notas Caliológicas: relación entre la presencia de la golondrinita (Notiochelidon cyanoleuca) y la nidificación de la caminera (Geositta cunicularia). El Hornero 11(4): 285-290.


Baixar texto em PDF: "Caliologia Brasilica 1(1): 1-4."


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
Nenhum tag.
bottom of page